Click (In)Segurança

A presente página visa demonstrar, através de arquivos fotográficos, situações contribuintes para a ocorrência de acidentes e doenças ocupacionais, as quais são englobadas em duas grandes classificações: Atos Inseguros e Condições de Insegurança. Vocês perceberão que as situações estão mais presentes do que se imagina em nosso dia a dia.
Você pode contribuir com essa página enviando seu registro para o e-mail: juliano.bio.ufs@hotmail.com. Fotografe (click) e participe!!! Você estará ajudando a divulgarmos situações de riscos de acidentes, disseminando informações importantes e contribuindo para a Cultura da Prevenção.


CLICK 1 - TEMA: ADAIME*
Imagem 1: Andaime tipo fachadeiro utilizado em obra de uma Universidade em Sergipe.
Tem chamado minha atenção várias condições de insegurança presenciadas relacionadas ao presente tema. Creio que todos conseguem enxergar à situação de risco de acidente que o trabalhador se encontra (até de morte pela altura do trabalho). Não! Você não consegue enxergar? Então tá, vamos citar alguns pontos:

Ponto 1: O andaime não possui sistema guarda-corpo e rodapé (ver ponto 1 na imagem1) - O andaime deve possuir sistema de guarda-corpo e rodapé em toda a face externa a fim de evitar queda do trabalhador (ABNT NBR 6494/1990);
Ponto 2: Você ficaria sobre esse estrado (estrutura plana, em geral de madeira, colocada sobre o andaime)??? Eu não, pois na existe apoio nenhum para o estrado – O andaime está incompleto;
Ponto 3: Por onde ele subiu ao patamar que se encontra? Será que ele é ninja? Não há nenhuma escada de acesso incorporada ao andaime. Muito arriscado acessar o patamar superior, não?

A Norma Regulamentadora 18 do Ministério do Trabalho e Emprego, que tem força de lei em seu item 18.15.20 diz que “Os acessos verticais ao andaime fachadeiro devem ser feitos em escada incorporada a sua própria estrutura ou por meio de torre de acesso”;
Ponto 4: Onde o andaime está ancorado??? Todo andaime fachadeiro, que é um tipo de andaime simplesmente apoiado, deve ser fixado à estrutura da construção, de modo a resistir aos esforços a que estará sujeito. (Click aqui para ver item 18.15.17 da NR-18 do MTE).
Ponto 5: Os andaimes devem ser apoiados em sapatas sobre base sólida e nivelada capazes de resistir aos esforços solicitantes. Onde estão às bases de apoio (sapatas)? (Click aqui para ver item 18.15.10 da NR-18 do MTE).
Existem mais alguns pontos relacionados à exposição do trabalhador ao risco de queda de diferente nível.
- O colaborador está sem cinto de segurança afixado à estrutura independente do andaime. Nem cinto ele possui;
- Observe que não há isolamento na área com possibilidade de queda de material, bem como o andaime não possui tela a fim de evitar queda de material dos andaimes e atingir eventuais pessoas que por ali se encontrem e/ou transitem. (click aqui para ver item 18.15.25 da NR-18 do MTE.).

A imagem acima nos mostra a fragilidade com que ainda tratamos situações contribuintes para acidentes do trabalho. A visão prevencionista aqui é fato muito distante, INFELIZMENTE!

* Andaime: Plataforma para trabalhos em alturas elevadas por estrutura provisória ou dispositivo de sustentação. (Fonte: NR-18 do MTE);

OUTRAS CONDIÇÕES DE INSEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE ANDAIMES
Condição de insegurança presenciada em Porto da Folha-SE.




Condição de insegurança (andaime)  no centro comercial de Aracaju/SE.

Condição de insegurança (andaime) próximo à Catedral de Aracaju/SE.
Condição de insegurança (andaime) em rua do bairro Siqueira Campos em Aracaju/SE.

Nenhum comentário: